Medida inteligente
A Câmara Municipal, rejeito por unanimidade o pedido de cassação do vereador Cassio da VS10, feito por um cidadão eleitor do município.
A decisão dos vereadores demonstrou inteligência, bom senso e responsabilidade, pois o vereador no pleno exercício de suas funções está sujeito a comportamento um pouco reprovavel mas justificável conforme o momento.
Aceitar pedido de cassação feito por um determinado individuo feito de uma maneira aleatória e com pouco ou nenhum embasamento legal, e abrir um precedente perigoso, já que a maioria dos vereadores e políticos de uma maneira geral, tem os seus adversários e “inimigos” que querem “liquida-los” na primeira oportunidade que aparece.
Cassação é uma medida drástica que só pode e deve ser adotada em último recurso, quando os fatos e provas ultrapassam o limite do tolerável e aceitável.
Circulando entre nós.
O Deputado Estadual Ivanaldo Braz Simplício (PDT) aproveitou o seu primeiro recesso legislativo na Assembleia do Estado (ALEPA) para ficar no meio da população e manter encontro com lideranças políticas e comunitárias da cidade e região, traçando diretrizes e programas a serem desenvolvidos quando do retorno dos trabalhos em Belém.
Durante o exercício do mandato o deputado e obrigado a ficar a maior parte do tempo na capital acompanhando e participando dos trabalhos que ocorre na Assembleia sobrando muito pouco ou nenhum tempo para visitar e atender as bases. Na capital o Gabinete está sempre a disposição, mas fora disto o único recurso é contar com a colaboração dos assessores que faz este “meio de campo” entre as duas partes. O recesso na verdade e feito para que o deputado descanse, cuide de seus afazeres pessoais, dê mais atenção a seus familiares, mas alguns preferem aproveitar o tempo para fortalecer suas bases.
Momento político acelerando
O cenário político local em relação as eleições municipais do próximo ano está cada dia mais acelerado, principalmente por parte dos analistas políticos, formadores de opinião, e lideranças validas, entre outros, que fazem diariamente uma avaliação dos momentos de acordo com as ocorrências e fatos registrados no dia a dia.
O número de pretensos candidatos aparecem a toda hora, a maioria querendo cadeira no Legislativo, já que no Executivo a cadeira é uma só, e para ter a pretensão de disputar a mesma o nome precisa de muitos requisitos ou como diz no popular “bala na agulha”.
Dois poderes
A maioria dos vereadores que estão exercendo as funções acreditam em sua reeleição tranquila, e por isso alguns já deixaram de lado a “sandália da humildade” e desfilam de “salto alto” mostrando prepotência e arrogância, dois comportamento repudiado por todos, principalmente pelo eleitor.
No Poder Executivo, o grupo que está no mando, quer continuar, mas os adversários são muitos e todos irão usar da máxima política que é “ vale tudo, menos perder” para conquistar o espaço.
O “jogo é bruto e emocionante” quem o vive diariamente sabe que está apenas no começo, e muitas jogadas irão acontecer, é só aguardar.