O vereador Zacarias Marques (PP) entregou a liderança do Governo do prefeito Darci Lermen (MDB) na Câmara Municipal de Paraupebas. Na sessão ordinária desta terça-feira (22), o parlamentar utilizou a tribuna para informar que deixa a função porque não concorda com a indicação do vereador Zé do Bode (MDB) para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em meio à crise que a Saúde do município enfrenta.
Zé do Bode tomou posse como secretário municipal de Saúde nesta segunda-feira (21). Durante sua fala, Zacarias enfatizou várias vezes que não tem nada contra o colega de parlamento, mas criticou a inexperiência do novo gestor da Semsa que segundo ele, “não possui a experiência e conhecimento que o cargo exige”.
“Eu lamento muito a escolha do prefeito, de um jovem, que pode ter toda vontade de trabalhar, mas não tem conhecimento. Saúde é vida, a gente não pode torná-la laboratório de formação de pessoas”, argumentou.
Segundo Zacarias Marques, o prefeito não ouviu nenhum dos vereadores sobre a escolha de Zé do Bode para ser secretário de Saúde. “Eu tenho me posicionado sempre ao lado do Governo, para defender aquilo que de fato eu acredito e eu acredito porque sou parte desse projeto. Mas nessas decisões, vereador nenhum foi convidado para discutir a indicação. Eu também não fui convidado”. O vereador questionou nominalmente cada parlamentar que estava presente em plenário, para confirmar que nenhum deles havia sido consultado sobre a decisão.
Entretanto, Zacarias Marques informou que continuará na base do Governo. “Quero tornar público aqui que estou encaminhando ao prefeito a minha carta entregando a Liderança do Governo. Não que isso vá me distanciar da responsabilidade de defender o Governo, vou continuar defendendo, como sempre fiz, mesmo quando não era Líder no mandato passado. Só não concordo e não aprovo o que o Governo fez com relação à secretaria de Saúde e acredito que é preciso ter mais responsabilidade na hora de tomar decisão”.
O vereador encerrou sua fala relatando que deixa a função “sem qualquer sentimento de ruptura” e buscando dedicar um maior tempo para seu mandato.
Confira na íntegra a carta lida por Zacarias Marques na tribuna:
À Sua Excelência Senhor
DARCI JOSÉ LERMEN
Prefeito de Parauapebas
Assunto: Liderança de governo.
Quero inicialmente agradecer a confiança concedida em representá-lo junto aos nossos pares nesta Casa de Leis, como Líder de Governo. Consciente de que sou parte dessa conquista vitoriosa, na minha desenvoltura procurei dar o meu melhor, fiz e faria porque acredito no projeto de governo que ajudei a construir.
Diante dos fatos ocorridos nesse final de semana, sobretudo a repercussão de manifesto contrário da população quanto a nomeação do membro desta casa como secretário de Saúde, não que eu tenho alguma coisa contra a pessoa do vereador, mas tenho que me posicionar, uma vez que trata-se dos interesses da população, e o colega não possui a experiência e conhecimento que o cargo exige.
Assim sendo, sem qualquer sentimento de ruptura, buscando um maior tempo para dedicar ao meu mandato, voltando a andar nas trincheiras, submetendo ao verdadeiro sentimento popular, que entrego a liderança de governo para outro colega que melhor possa representá-la. Com o devido respeito que sempre me norteou durante a missão, conto com a compreensão e me coloco a inteira disposição como aliado.
Respeitosamente,
Zacarias Marques
Vereador PP
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023