PUBLICIDADE

Setur realiza Seminário RUMOS para discutir futuro do turismo sustentável no cenário pós-COP30

Evento reunirá especialistas e líderes para debater o turismo sustentável e posicionar o Pará como referência nacional e internacional na área

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) promove, nos dias 4 e 5 de agosto, a primeira edição do Seminário RUMOS, com o tema “O Turismo Pós-COP30”. A iniciativa visa se consolidar como uma plataforma permanente de articulação, capacitação e construção coletiva de políticas públicas para o setor turístico estadual, com Belém se preparando para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025. O encontro deverá reunir mais de 300 participantes.

O seminário objetiva posicionar o Pará como referência nacional e internacional em turismo sustentável. Representantes do setor público, pesquisadores, lideranças comunitárias, empreendedores, investidores e especialistas irão debater caminhos possíveis para um turismo regenerativo, inclusivo e alinhado com as agendas climática, digital e territorial. O turismo regenerativo é um conceito que se baseia na ideia de que as atividades turísticas devem deixar um destino melhor do que foi encontrado, minimizando impactos negativos do turismo e contribuindo ativamente para regeneração de ecossistemas, economias e culturas locais.

Programação do primeiro dia

O evento começa na próxima segunda-feira (4), com uma recepção simbólica que destacará a identidade regional do Pará. A abertura institucional contará com a presença de autoridades do setor público e parceiros institucionais, reforçando o papel estratégico do evento para o desenvolvimento sustentável do turismo no estado.

A palestra magna será proferida por Jaqueline Gil, da Universidade de Brasília (UnB) e ex-diretora de Marketing da Embratur, que abordará os desafios e oportunidades para o turismo no Brasil e na Amazônia no contexto pós-COP30, com ênfase em temas como descarbonização, regeneração e resiliência climática. Na sequência, a mesa-redonda “O Pará na vanguarda do turismo sustentável” reunirá nomes como Ana de Sá (Espaço Aruna), Ana Karolina Jorge (Vivenciar Turismo), Fernanda Freitas (Pará Birding Tour) e mediação de Allyson Neri. O painel apresentará práticas de turismo com impacto positivo e estratégias para consolidar o estado como referência em turismo sustentável.

Ainda no primeiro dia, a palestra “Tendências de consumo e o novo perfil do turista”, ministrada pela presidente-executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Marina Figueiredo, irá abordar as mudanças nos comportamentos dos viajantes e mostrar como o Pará pode criar experiências turísticas conscientes e memoráveis.

O evento também contará com o painel “Desenvolvimento de experiências turísticas com identidade amazônica”, apresentando iniciativas selecionadas para a COP30, como Kayré Experiências, Casa da Luna e Ygara Artesanal, com mediação de Márcia Bastos, da Setur.

À tarde, o arquiteto e urbanista Caio Esteves apresentará a palestra “Turismo à Prova de Futuro: como identidade, hospitalidade e foresight estão redesenhando o ato de viajar”. Isabella Barbosa, superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA, falará sobre “Boas práticas em gestão pública de turismo – Estruturação da Rota das Emoções”. O dia será encerrado com a palestra de Rayane Ruas, da Sprint Dados, que trará um relato de como dados e inteligência turística podem embasar decisões públicas e privadas.

Segundo dia

Na terça-feira (5), o seminário terá início às 8h com a oficina “Elaboração de projetos turísticos”, conduzida por Solange Reis, assessora técnica da Setur. De 11h às 12h, o gerente de Estruturação da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Hugo Almeida, apresentará o painel “Entendendo e atendendo aos critérios do Mapa do Turismo Brasileiro”. Ele orientará os municípios sobre os critérios para inserção e permanência no Mapa, destacando a importância desse instrumento para acesso a políticas públicas federais.

À tarde, entre 14h e 17h, duas oficinas ocorrerão simultaneamente. Sob responsabilidade da Escola de Governança Pública da Amazônia (EGPA), o painel “Captação de Recursos na Plataforma TransfereGov” abordará as funcionalidades e modalidades de transferência pública, como convênios, contratos de repasse e emendas parlamentares. Já a oficina “Gerenciamento de Convênios com a Caixa Econômica Federal”, conduzida pela diretora de Políticas em Turismo da Setur, Raylime Costa, vai focar na gestão de contratos para projetos de infraestrutura turística.

Encerramento

O Seminário RUMOS será encerrado com a leitura da Carta do Pará para o Turismo Sustentável, documento orientador construído coletivamente durante o evento, reunindo diretrizes, sugestões e compromissos para o futuro da política pública de turismo no estado. O evento também será palco do lançamento oficial do Selo Visit Pará, iniciativa de posicionamento turístico voltada para a COP30.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

SITE-1360x350-1

PUBLICIDADE