Atendendo indicação do Vereador Professor Anderson Moratorio, (PDT) a Câmara Municipal de Parauapebas, fez realizar sessão solene na manhã de hoje comemorando os 40 anos da Escola Estadual de Ensino Médio de Euclides Figueiredo, que foi a primeira a se instalar na cidade, antes mesmo do município de Parauapebas ser emancipado. A Escola Euclides Figueiredo foi instalada na Vila de Parauapebas em 1 de fevereiro de 1984, e recebeu este nome em homenagem ao General Euclides Figueiredo, pai do então General João Batista Figueiredo, que na época era presidente do Brasil e foi a autoridade que deu início ao funcionamento da Vale do Rio Doce no estado.
Primeira diretora
Para dirigir a escola na época veio de Marabá a Professora Erenildes Barata, que até hoje permanece entre nós e conta as histórias vivida pelo educandário, que teve sua construção apoiada pela Vale do Rio Doce mas contou com a participação de várias pessoas e lideranças da comunidade.
Outra figura marcante que marcou presença ba cerimônia foi Maria do Carmo Crenite, que foi a primeira professora a participar da escola.
A sessão solene contou com a presença de diversas pessoas que fazem parte da história do Euclides Figueiredo, além de professores atuais e outros membros.
A banda da Guarda Municipal fez apresentação musical , e o diretor atual Aarão Marques da Silva, fez pronunciamento agradecendo as homenagens. Diversos outros oradores fizeram uso da palavra enaltecendo a trajetória da Euclides Figueiredo, educandário que ocupa uma super-quadra no centro da Cidade Nova, onde funciona além da Escola Estadual Euclides Figueiredo, abriga ainda a Escola Municipal Chico Mendes.