DMTT realiza blitz educativa em vários pontos de Parauapebas
Secretaria de Segurança realiza blitz educativa em Parauapebas
Na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, a movimentada Rua E, próxima à Rua 16, foi um dos pontos escolhidos para a ação de segurança no trânsito. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) realizaram uma blitz educativa, por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, a blitz educativa buscou destacar a responsabilidade individual de cada motorista para a construção de um ambiente viário mais seguro e harmonioso.
Os agentes do DMTT abordaram os condutores, fornecendo orientações e materiais informativos que ressaltam práticas essenciais para a segurança no trânsito, como o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade, a atenção redobrada nas vias, uso do capacete e dos equipamentos de segurança.
Segundo o secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Pablo Oliveira, essas atividades educativas são parte fundamental da estratégia do DMTT para garantir a segurança nas ruas.
“A educação para o trânsito, assim como a fiscalização e sinalização, são condutas rotineiras das atividades do DMTT. Estamos constantemente trabalhando para assegurar a segurança viária e sensibilizar as pessoas quanto à necessidade de reduzir os índices,” afirmou o secretário.
Além das atividades educativas, o DMTT mantém uma rotina de fiscalização para coibir infrações e comportamentos que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres. A presença constante dos agentes nas ruas e a realização de operações como a blitz educativa são essenciais para a manutenção da ordem e segurança no trânsito, porém, cada cidadão precisa contribuir com a paz no trânsito, conforme ressalta a coordenadora do NET, Narjara Brandão.
“O tema central das campanhas de conscientização deste ano reforça que a paz no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Cada motorista ou motociclista tem o poder de contribuir para um trânsito mais seguro ao adotar comportamentos prudentes e respeitar as normas de circulação. Pequenas atitudes, como a cortesia no trânsito e a atenção aos pedestres, podem fazer uma grande diferença na prevenção de sinistros”, destaca Narjara.
Texto: Sara Nascimento
Fotos: Leila Silva