O prédio da Universidade Estadual do Pará, construído nas proximidades da UFRA está totalmente pronto faltando apenas o mobiliário para funcionar.
Construído com parceria entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Mineradora Vale, o prédio onde irá funcionar a Universidade Estadual do Pará – UEPA – com mais de quatro mil metros de construção, está totalmente pronto faltando apenas a colocação dos móveis e demais instalações como laboratórios para o funcionamento do espaço.
Campus da Uepa de Parauapebas deverá ser entregue à população no segundo semestre,
Equipe formada por representantes do governo municipal, do Poder Legislativo e da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram de uma visita técnica às instalações do XXIII campus da universidade instalado em Parauapebas. .
“Para a gestão municipal, é maravilhoso ver este prédio praticamente pronto para, em breve, ser entregue à população de Parauapebas, principalmente para estes jovens que desejam ingressar no nível superior”, destaca Luiz Franco, secretário-adjunto da Secretaria Especial de Governo (Segov).
Com mais de 4 mil m² de área construída, dois pavimentos, 19 salas de aula e diversos laboratórios, incluindo um de informática, o campus possui uma estrutura moderna, ampla e acessível. “O Campus de Parauapebas já nasce grande, não só pela estrutura que ele tem, mas pela própria dinâmica dos cursos ofertados. Devemos receber o prédio oficialmente em agosto, com previsão de inauguração na primeira semana de setembro”, afirma o reitor da Uepa, Clay Chagas.
Para Socorro Silva, adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a inauguração do campus será um marco para a história de Parauapebas. “Estamos a poucos dias de realizar esse sonho maravilhoso, em que nossos filhos e netos não precisarão mais sair do nosso município para estudar. É mais um passo para a concretização do sonho de tornar Parauapebas uma cidade universitária”, ressalta.
Com a inauguração do prédio, os diversos cursos que atualmente funcionam no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), como Ciências Biológicas, Matemática, Engenharia de Software, entre outros, e os três mestrados e duas especializações, já passam a funcionar nas novas instalações, bem como os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, ofertados recentemente.
O presidente da Câmara, Rafael Ribeiro, que também participou da visita, destacou o quanto o espaço é esperado e agradeceu a todos os envolvidos na causa. “Sem dúvidas, essa é uma luta histórica que está prestes a se tornar realidade. Um sonho de toda a população de Parauapebas. Quero parabenizar o governador, o prefeito, a Vale, e dizer que a união de todos é fundamental para que a gente consiga avançar