A estrutura conecta comunidades de Nova Canaã, em Ipixuna do Pará, na Região de Integração Rio Capim, à Vila Palmares, em Tailândia, na PA-150
Mais mobilidade, melhor acesso a serviços e o fortalecimento do desenvolvimento da economia da Região de Integração do Rio Capim, estão entre os principais benefícios relatados pela população, um ano após a entrega da ponte Alto Acará. A construção do Governo do Estado é um marco para a infraestrutura do Pará, conectando as comunidades de Nova Canaã, em Ipixuna do Pará, à Vila Palmares, em Tailândia, na PA-150.
O secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Adler Silveira, considera a nova rota essencial para as regiões sul e sudeste paraenses, polos de produção mineral e do agronegócio. “Celebramos com entusiasmo o primeiro ano da ponte Alto Acará, uma obra que representa o compromisso do Governo em transformar a infraestrutura e a vida das pessoas na Região do Capim. Parte de um projeto abrangente que pavimentou 150 quilômetros da PA-256 e construiu 17 pontes, a ponte Alto Acará consolidou um novo corredor logístico entre a BR-010 e a PA-150. Com 280 metros, é um elo estratégico”, ressalta.
O carpinteiro João Carlos de Almeida, morador de uma comunidade no município de Ipixuna do Pará, celebra as melhorias promovidas pela estrutura para o dia a dia da população. “Essa ponte mostra que o impossível pode ser possível, quando se tem compromisso. Enfrentávamos um difícil acesso, porque dependíamos dos horários da balsa e com a ponte tudo mudou. Agora fica bem perto ir para Tailândia, Quatro Bocas e Tomé-Açu. A ponte encurtou bastante o tempo para a chegada de uma ambulância, por exemplo, melhorou bastante”, diz.
Histórico – A obra soluciona um problema histórico, pois até então havia somente a opção de tráfego pela BR-010 (Belém/Brasília) para chegar à PA-150, que é rota para o sul e sudeste do Pará. A construção e pavimentação dos 150 quilômetros da rodovia PA-256 inclui desde instalação de rede de drenagem de águas pluviais, criação de sub-base e base, terraplanagem, asfaltamento, meio-fio e implantação de acostamento, calçada (em áreas urbanas), e ainda sinalização horizontal e vertical de trânsito.
Mais pontes – Desde o ano de 2019, o Governo do Pará entregou um total de 741 pontes em todo o Estado, iniciativa que tem transformado a infraestrutura e facilitado a integração entre regiões, além de fortalecer os corredores logísticos, fundamentais para o escoamento da produção e o transporte de pessoas. Atualmente, 20 pontes estão em construção, somando quase 3 mil metros de extensão.