Momento político importante
A cidade vive nesta semana mais um momento político importante com a presença do ex presidente Jair Bolsonaro e Michele, trazendo a tira colo o Presidente do PL do Pará Deputado Federal Delegado Eder Mauro. O trio vem com a finalidade de apresentar e alavancar oficialmente a candidatura a prefeito de Parauapebas do médico Felipe Augusto Borges, que é o candidato da legenda em nosso município.
Testando o prestigio
Não são poucas as pessoas que acreditam que a presença do trio em especial Bolsonaro e Michele, podem atrair grande prestigio para o nome do Dr. Felipe, colocando o mesmo dentro da disputa municipal, onde os nomes que apresentam maior destaque no momento são Aurélio Goiano e Rafael Ribeiro.
Sobraram somente quatro
Quando abriu a disputa pela prefeitura com apresentação de pré candidaturas, o número de pretendentes chegou a 11 nomes, sendo eles: Deputado Federal (MDB) Keniston Braga. Deputado Estadual (PDT) Ivanaldo Braz Simplício, vereadores Zacarias Marques (PP) Aurélio Goiano (PSD) Rafael Ribeiro, (MDB). Empresário João –Branco da White- Vicente, (União Brasil) Empresário Hipólito Gomes (Podemos), Ruralista e Presidente do PL Mulher Graziele Ribeiro, servidor municipal Arthur Carvalho, (Novo); Ex prefeito Valmir Mariano,(PSD) Advogada Maura Paulino.
Abertura da janela muda tudo
Com abertura da Janela que possibilita políticos com mandato trocar de legenda sem perder o mandato, a situação na cidade teve uma mudança radical com partidos antes dominantes sendo alijados do plenário, aparecendo na Casa Legislativa legendas que antes não existiam, sendo elas: União Brasil (ganhou 4 vereadores) ; Solidariedade (ganhou 3 vereadores) PSDB (ganhou três vereadores). PV, PRD, Avante. O MDB só não foi totalmente alijado do plenário, porque o vereador Zacarias deixou o PP e entrou na legenda presidida por Keniston Braga. O único partido que não participou da janela foi o PT com Miquinha que continuou na legenda.
Alijados do plenário
Foram totalmente alijados do plenário os partidos, PDT, PSB, PP, Republicano.
Apesar do alijamento de algumas legendas, o Prefeito Darci Lermem, continua tendo o maior bancada do apoio, pois entendimento neste sentido aconteceram antes da troca de legendas. Darci continua no MDB, mas recebe apoio agora do União Brasil, com os vereadores Rafael Ribeiro, Luiz Castilho, Zé do Bode e Josemir Santos; Solidariedade com os vereadores : Eliene Soares, Leandro do Chiquito, Léo Marcio; PSDB Joel do Sindicato, Francisco Eloécio, Josivaldo da Farmácia, MDB com Zacarias Marques, PV com Elias da Construfort, e PT com Miquinha. Contra o Governo se apresenta Aurélio Goiano do Avante e Anderson Moratório do PRD.
Novo momento
O novo momento mais esperado para incrementar ainda mais o cenário político local e o encerramento do alistamento eleitoral no próximo dia 8. O novo número compondo o colégio eleitoral, poderá fazer com que a eleições de outubro ocorra em dois turnos.