Hora da diplomação
Passado o segundo turno das eleições, a Justiça Eleitoral entra no processo de diplomação dos eleitos. Todos os candidatos que de acordo com os resultados conseguiram alcançar o coeficiente e se eleger, deverão agora receber o seu “canudo” que é o documento hábil para o eleito tomar posse oficialmente no dia 1 de janeiro de 2025, iniciando assim o trabalho de quatro anos como Legislador escolhido pelo povo. O eleito para receber o seu documento oficial sem problema, precisa estar quites com a Justiça Eleitoral.
Aquele que estiver com alguma pendencia, normalmente não é diplomado, e sem o diploma não é possível tomar posse.
Neste caso em seu lugar entra o suplente diplomado, e depois quando ele saldar a pendencia, então reivindica sua posse no lugar ocupado pelo suplente, que volta para sua posição normal.
Encerando trabalho
A diplomação, é a fase final dos trabalhos, realizados pela Justiça Eleitoral, com relação a essa responsabilidade.
O trabalhos de entrega de diploma para Prefeito, vice prefeito e vereadores eleitos, e feito pela autoridade que comandou o processo eleitoral, no caso de nossa cidade, as Juizas Flavia Oliveira e Juliana Lima.
A entrega do documento é feita no interior do Forum da Justiça Eleitoral, normalmente com a presença dos eleitos com alguns familiares e imprensa.
As autoridades antes da entrega faz manifestação com relação a responsabilidade dos novos eleitos, que foram escolhidos pelo povo para representa-los com a responsabilidade de cumprir fiel e rigorosamente as leis e desenvolver trabalho no sentido de promover o bem estar social da população.
Ainda sem data definida
A data para entrega dos diplomas ainda não esta definida, mas deve ocorrer neste mês de novembro, pois a mesma só pode acontecer depois do segundo turno, onde acontece a escolha dos governantes na cidade, onde houve esta necessidade.
Todos os vereadores eleitos em nossa cidade, ainda estão como vereadores de fato, só passarão a vereadores de fato e direito, quando receberem o diploma.