Começando a campanha
Já começou hoje oficialmente a partir da 0 hora, em todo Território Nacional a campanha eleitoral visando eleição de prefeitos e vereadores em todos os municípios do pais.
Muitos candidatos
Em Parauapebas, quatro candidatos estão registrados no TSE como postulantes ao cargo de Prefeito pelas legendas partidárias: Rafael Ribeiro UNIÃO BRASIL nº 44; Aurélio Goiano, AVANTE nº 70; Dr. Felipe Borges PARTIDO LIBERAL (PL) nº 22; e Grazielle Ribeiro PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD) nº 55.
Para vereador o número de candidatos ultrapassa a casa dos duzentos , pertencentes há mais de duas dezenas de legendas, que fornecem os números para os candidatos, já que o nome do partido pouco aparece.
Na urna o eleitor para votar tem que ter consigo o numero do candidato. Os dois primeiros números é o que identifica a legenda. O candidato a Prefeito tem apenas o número de legenda, o candidato a vereador no entanto tem um total de cinco números ou seja o número da legenda e mais três.
Muito trabalho
A campanha eleitoral tanto de prefeito como de vereadores envolve muito trabalho e a grande vantagem e a oportunidade de ocupação que surge para muitas pessoas principalmente jovens, senhoras e cabos eleitorais que participam das ações desenvolvidas pelos candidatos e partidos e para tal recebem alguma compensação.
Rafael o grupo mais forte
De todos os grupos o mais forte a contar com a presença de pessoas desenvolve trabalho em torno da campanha é de Rafael Ribeiro, que conta com a participação de mais de uma centena de candidato a vereador envolvendo mais de uma dezena de legendas.
MDB situação complicada
Nesta campanha a situação mais complicada que o eleitor não deverá entender será dos candidatos a vereador pelo MDB. O partido registrou chapa mas não aderiu a nenhuma legenda para fazer união ou federação, ficando os candidatos liberados para apoiar quem eles quiserem na chapa majoritária.
Assim sendo devemos ver candidatos do MDB marcando presença em palanques diferentes.