Mudando o comportamento
Na sessão desta terça feira (04) o vereador (vedete) da Câmara Aurélio Goiano teve um comportamento totalmente diferente do habitual, fazendo pronunciamentos e manifestações sem as agressões, xingamentos, gozações e rompante, naturais no seu palavreado e comportamento.
O processo usado pelo vereador para chamar a atenção do público com denúncias vazias e sem sentido mais uma vez se fez presente e a vítima mais uma vez foi o Secretário Municipal de Governo Dr. Wesley convocado para responder sobre desapropriação de carácter social. Como o requerimento do vereador tem cunho político eleitoral, a maioria dos vereadores votaram contra o mesmo.
O comportamento moderado do vereador foi observado pela maioria dos presentes, que comparecem a Câmara querendo assistir o “circo” que se tornou as sessões;
Todos acreditando na rede.
O cenário politico da cidade visando as eleições municipais de outubro, está todo voltado para as redes sociais, e observação de politico experiente e conhecedor da situação eleitoral do município, acredita estarem os candidatos cometendo grande erro ao priorizar esta modalidade de comunicação no sentido de atingir o eleitorado e ganhar votos.
O expert analisa que as muitas redes existentes na cidade vivem em função uma da outra e o acesso as mesmas e feita diariamente pelo mesmo público.
Todos os vereadores de Parauapebas, tem sua página na internet e estão confiantes demais no sucesso junto aos eleitores.
Reta final da pré campanha
Esta na reta final a pré campanha eleitoral, pois até o dia 6 de julho todos os partidos interessados em lançar candidatos as eleições de outubro próximo deverão fazer as convenções para registro dos mesmos, obedecendo todas as normas impostas pela Justiça Eleitoral. Depois das convenções, inicia oficialmente a campanha correndo as preparações para o inicio das manifestações publicas junto a população, que só ocorre depois de 45 dias da convenção.
Numero de cadeiras
Até a realização das convenções a Câmara Municipal sob a presidência de Rafael Ribeiro, pode definir se a Casa Legislativa eleva ou não o número de vereadores dentro do Legislativo. Muitos vereadores são favoráveis que o número de cadeiras aumente para 17 ou 19.
Expectativa do segundo turno.
Outro momento de expectativa que o ambiente eleitoral vive e com relação a notícia oficial do Tribunal Regional Eleitoral, dando conta que se a eleições serão realizadas em dois turnos. Todos estão acreditando nesta possibilidade em virtude do aumento do Colégio Eleitoral, mas quem decide e da palavra final sobre o caso é a Justiça Eleitoral.