Situação política do momento.
A situação política do momento na cidade, está das mais complicadas, mas deverá começar a clarear a partir do início de março, quando se abre a janela eleitoral, que permite os candidatos com mandato, trocarem de partido sem perder seus direitos a cadeira que ocupam.
Muitos vão sair
Na Câmara a voz corrente é que muitos vereadores já estão de malas pronta para migrar para outra legenda. Os principais que não escodem isto é Aurélio Goiano que pertence ao PSD e Joel Pedro mais conhecido como Joel do Sindicato que foi eleito na legenda do PDT.
Dono do PL
Aurélio Goiano, tão logo assumiu o mandato como vereador, apesar de ser do PSD, se declarou bolsonarista de carteirinha, e manifestou sua vontade de se filiar no partidão de Waldemar da Costa Neto, que tem como liderança máxima o ex presidente Capitão.
Cassado e afastado do Poder Municipal, Aurélio Goiano virou “figurinha carimbada” em companhia dos Deputados Federias Eder Mauro e Caveira, duas grandes lideranças do PL em Belém, e donos do partido no estado.
Faltou com fidelidade
No encontro do PL Mulher realizado na cidade em 2023, com a presença de lideranças como Eder Mauro, Caveira, Nikolas Ferreira e outros, e tinha como finalidade maior laçar uma mulher como candidata a Prefeita, a festa foi totalmente desvirtuada e a Aurélio Goiano, mesmo sendo do PSD e cassado, se tornou a grande estrela do evento, sendo enaltecido pela maioria dos presentes, principalmente lideranças externa, momento em que demonstrou total falta de fidelidade a legenda do PSD, posando com uma ficha afirmando que estava se filiando ao PL.
A pose e afirmação foi totalmente fake, já que se tal fato realmente ocorresse ele perderia a condição de vereador pela legenda a qual pertence até hoje e lhe retornou ao cargo de vereador no final do ano passado em decisão da Justiça Eleitoral.
Dono do partido
Mesmo estando ainda filiado ao PSD, Aurélio Goiano, vem a todo momento falando em nome do PL, e convidando pessoas, principalmente políticos a se filiarem na legenda, como se dono da legenda fosse ou fizesse parte de sua executiva municipal.
Grupo do PL insatisfeito.
Nos bastidores os comentários que se ouve, dão conta que o grupo local que comanda o PL, não concorda com muitas decisões e ações que Aurélio vem praticando a revelia da cúpula, e seu ingresso na legenda pode sofrer alguns questionamentos e até mesmo se tornar inviável. No entanto outras lideranças afirmam que por ser Aurélio Goiano “peixe” da Executiva Estadual de Belém, a sua entrada no partido é sagrada e sua candidatura a prefeito garantida a hora que ele quiser, sendo colocado para fora do partido os que forem contrários. Quando a janela partidária abrir o jogo da verdade vai começar.