Jogo complicado
O jogo político de Parauapebas, visando as eleições municipais do próximo ano, se apresenta a cada momento mais complicado.
O Deputado Federal Keniston Braga, acaba de se lançar pré candidato a Prefeito, na sucessão de Darci Lermem, que não pode ser candidato a reeleição.
Nesta mesma pretensão trabalha o vereador e Presidente da Câmara Rafael Ribeiro, que vem desenvolvendo trabalho visando garantir seu sonho.
Ambos no entanto pertencem ao MDB e a possibilidade dos dois serem candidatos ao mesmo tempo e totalmente improvável.
A movimentação no entanto politicamente não deixa de ser interessante em virtude da mobilização de liderança validas que podem ser conquistadas para se formar equipes, sem as quais nenhuma candidatura sobrevive.
Todos no mesmo grupo
Ainda dentro do mesmo grupo que comanda o poder na cidade, circula como pretensos candidatos Branco da White, pelo União Brasil, e o deputado estadual Ivanaldo Braz, líder maior do PDT na cidade. Ambos também estão aliciando lideranças e formando equipes, visando no futuro a sucessão de Darci.
No complicado jogo político isto é interessante, pois quanto maior forem as lideranças comprometidas com um lado, menor se torna a possibilidade do outro lado ganhar apoiadores.
Oposição sem rumo
Segundo os analistas de plantão que acompanha o dia a dia da movimentação política local, a oposição apesar de contar com nomes de expressão como empresário Hipólito da H2, Júlio Cesar, segundo candidato mais votado nas últimas eleições municipais, Valmir Mariano, ex prefeito e terceiro mais votado nas eleições municipais, Joelma Leite, Grazielle Ribeiro, Dr. Felipe, o foco está todo voltado para o nome do vereador cassado Aurélio Goiano, que nas últimas eleições teve excelente desempenho como candidato a deputado federal, ajudando eleger deputado do PSD que não faz parte da oposição no estado.
Aurélio Goiano é uma incógnita, pois alardeando estar ostentando a bandeira do PL, continua filiado ao PSD, onde luta na Justiça Eleitoral pelo direito de voltar ao poder como vereador, já que contestou o processo de cassação feita pelo Legislativo local.
O final do ano está chegando, e com ele os recessos em todos os setores da vida pública a começar pelos Governantes e parlamentares. Dificilmente teremos novidades importantes mas a movimentação nos bastidores deverá ser cada vez maior, pois o jogo político é dinâmico e sofre transformação a todo momento.