Bastidores
A população não participa diretamente, mas as movimentações político partidárias nos bastidores acontecem diariamente e os comentários aparecem nas mais diversas formas. Dentro da alta cúpula por exemplo do PL na cidade os “disse me disse” dão conta que a legenda está tendo dificuldade de entendimento, pois existe “muito cacique prá poucos índio”, e “ninguém fala a mesma língua”, com isto fica difícil promover a união do grupo.
Na política a máxima é somar ou multiplicar para se ganhar o poder; Diminuir ou dividir, é entregar o “ouro” para o adversário. Se dentro da legenda não houver lideranças falando a mesma língua com liderados entendendo, o “jogo” tá perdido.
No momento o PL local que trabalha usando as figuras do ex presidente Bolsonaro e Michelle como principais referências, visando conquistar principalmente o eleitorado evangélico e os chamados “patriotas”, está segundo “pesquisas” levando uma boa vantagem sobre os adversários. A legenda no momento conta com cinco nomes de peso pleiteando candidatura a Prefeito sendo eles Júlio Cesar que é presidente e já foi candidato a prefeito nas eleições passadas pelo PRTB; Dr. Filipe que se ingressou no partido recentemente e na eleição nacional foi candidato a Governador; Joelma Leite, ex vereadora pelo PT, com larga folha de serviços na política local, nas últimas eleições nacional foi candidata a deputada; Grazielle Ribeiro, líder ruralista, presidente do Siproduz, se lançou na última convenção do PL Mulher, como pré candidata a prefeita; Aurélio Goiano, vereador eleito pelo PSD, cassado, e com decisões pendentes na Justiça. O mesmo afirma ter se ingressado no PL e se apresenta como candidato a prefeito, sendo o nome mais cotado, mas sua situação política ainda é uma incógnita.
Disputa no PSD
Outra disputa interessante que está ocorrendo nos bastidores político sem que a população tenha conhecimento profundo e direto é o domínio do PSD que no estado tem como lideranças maior os deputados federais Junior Ferrari e Pastor Raimundo Santos.
O partido na cidade durante as eleições nacionais estava sob o domínio do ex prefeito Valmir Queiroz Mariano, no entanto diversas lideranças do mesmo adotaram e apoiaram a candidatura de Keniston Braga (MDB), provocando um racha dentro da legenda.
Aurélio Goiano, (PSD) mesmo sendo vereador cassado, saiu candidato a deputado federal carregando a bandeira do partido, teve votação expressiva e ajudou na formação do coeficiente eleitoral para conquistar cadeiras em Brasília.
Valmir Mariano, resolveu entregar a presidência local do partido para Aurélio Goiano, mas João Vicente (Branco da White) também se interessou em assumir a direção da legenda, o
mesmo acontecendo com os dissidentes do partido que apoiaram Keniston.
Aurélio Goiano afirma com todas as letras que já deixou o partido e se ingressou no PL.
Em Belém Junior Ferrari e Raimundo Santos, decidem para quem entregam o partido na cidade; O vereador em exercício pelo PSD Cassio da VS 10, não quer assumir esta responsabilidade, quem pleiteia a vaga é Alberto Santos, que já foi presidente, tem transito livre na capital mas no momento faz parte do grupo que trabalha para o deputado Keniston Braga (MDB) possível candidato a prefeito. Branco da White, que já lidera o União Brasil, tem sobre seu domínio o Solidariedade continua querendo agregar ao seu time de apoio o PSD, pois sua pré campanha a prefeito continua a todo vapor.