Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) realiza diversas ações para ampliar a satisfação dos usuários
Atualmente, composta por 22 membros voluntários de diferentes setores da unidade hospitalar, o projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), do Hospital Geral de Tailândia (HGT), empenha-se em uma variedade de iniciativas acolhedoras que beneficiam pacientes, acompanhantes e colaboradores, que culminou na média mensal de 90% do índice de satisfação do usuários.
Ao promover um ambiente de cuidado e bem-estar, o GTH busca tornar cada momento não apenas de cuidado médico, mas também uma oportunidade de conforto e apoio mútuo.
Ao longo de onze anos de dedicação à unidade, o GTH, atualmente coordenado pela nutricionista Patricia Manfredi, promove diversas atividades. Entre elas, destacam-se o projeto “Capelania Hospitalar”, “Projeto Laços de Amor” e “Comemorando com Alegria”.
A coordenadora explica que o GTH é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de melhorar os processos de trabalho e a qualidade da produção de saúde para todos.
“O GTH pode ser estabelecido em qualquer instância do SUS e é composto por indivíduos interessados em debater os serviços oferecidos, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações entre os trabalhadores de saúde e os usuários”, acrescenta.
Por meio do grupo, diversos projetos têm sido implementados para promover uma abordagem mais humanizada nos serviços de saúde ofertados no HGT, buscando aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento e garantir uma experiência mais acolhedora e eficaz para todos os envolvidos.
Projetos e Ações Desenvolvidas pelo Grupo
Capelania– É realizado por voluntários de diversas denominações religiosas que, com o apoio dos membros do GTH, realizam visitas diárias aos leitos dos pacientes internados que desejarem. O objetivo é oferecer apoio espiritual e emocional aos pacientes e seus familiares durante o período de internação.
A paciente Raimunda dos Santos, de 48 anos, compartilha sua experiência positiva com o atendimento da Capelania. Durante sua internação, ela teve a oportunidade de receber a visita dos capelães.
“Fico muito feliz por poder ter esses momentos de oração e agradecer a Deus pela vida, mesmo estando aqui no hospital. Muitos passam por momentos difíceis durante a internação, e ter esse projeto da Capelania ameniza um pouco essa experiência”, concluiu a paciente.
Laços de Amor – O projeto visa proporcionar às gestantes uma visita à maternidade para conhecerem a estrutura do local. “Com o passar do tempo, o projeto foi ampliado e vimos a importância de fornecer informações adicionais às gestantes. A visita, agora denominada Hospitur, é realizada no auditório da unidade ou de forma individual, com orientações personalizadas. Durante esses encontros, a equipe multiprofissional realiza orientações personalizadas para esclarecer as dúvidas das gestantes, abordando assuntos relativos ao pré-natal, parto e pós-parto”, concluiu Manfredi.
Comemorando com Alegria – Organiza celebrações de aniversários dos pacientes internados e de datas comemorativas. As comemorações incluem bolo funcional, balões, presentes e parabéns de toda a equipe assistencial da unidade hospitalar e do grupo, proporcionando momentos de descontração e alegria aos pacientes durante sua internação.
Irlana Souza, que completou 33 anos, expressou sua gratidão pelo gesto do projeto. “Fiquei muito emocionada e feliz com a surpresa no meu aniversário, não esperava e, de repente, todos aqui. Foi um momento muito especial! Agradeço imensamente a equipe do HGT por tornar meu dia ainda mais especial”, finalizou a usuária que mora no bairro Greenville, em Tailândia.
Além dos projetos mencionados, o grupo também organiza eventos especiais em ocasiões festivas como Páscoa, Natal, Ano Novo e festas juninas, entre outras datas comemorativas. Nestas ocasiões, atividades lúdicas são planejadas para criar um ambiente festivo dentro do HGT. O objetivo é oferecer um dia especial, não apenas para os pacientes e seus acompanhantes, mas também para os colaboradores. Além disso, essas celebrações são uma oportunidade para compartilhar momentos de alegria e conforto durante a jornada hospitalar.
Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
O Hospital é uma unidade de saúde do governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.