Unidade de ensino está com 75% das obras concluídas e beneficiará 240 estudantes
Cada vez que as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Santa Clara – em Anapu, no sudeste paraense – avançam, a expectativa dos moradores para a entrega da escola aumenta. Alguns reservam até um tempo do dia para admirar as mudanças no local pelo portão da unidade de ensino.
É o caso da Juciele Barbosa Lacerda, que concluiu o ensino médio há cerca de 10 anos, em Anapu. Todos os dias ela para na frente do portão da unidade de ensino para ver o avanço das obras e se diz feliz com tudo o que está sendo feito.
“Essa escola mudou muito porque, na época, era tudo desorganizado. O espaço tá maior e tem até quadra de esporte. Sem falar que as cadeiras eram muito desconfortáveis . Eu venho aqui todo dia e sinto vontade de voltar a estudar e olha que a escola não tá nem totalmente pronta, imagina quando tiver?”, destaca a comerciante de 28 anos.
A filha de Juciele tem apenas 4 anos, mas já compartilha da mesma empolgação da mãe, e se diverte no hábito de olhar os espaços da escola diariamente. A calçada da escola, que já está pronta, virou até cenário de brincadeira para a pequena Marta, que se enche de sonhos animadores.
“Essa escola tá ficando muito bonita e meu sonho é estudar aqui porque ela é nova, confortável. Quero brincar naquela quadra e ficar com meus amigos nas salas de aula, porque onde eu estudo é bem pequeno e aqui é grandão”, finaliza a menina que mora com a família na casa que fica ao lado da escola.
Os serviços estão 75% concluídos, o que inclui toda a parte de pintura interna e externa, jardinagem, azulejos, rampas de acesso, banheiros, ampliação de blocos,!salas e área administrativa, além da quadra de esporte. Mudanças que deixarão legada para a cidade e que enchem de orgulho a ex-estudante, Silvia Barbosa.
“Antes dessa reforma era tudo precário na estrutura. Na sala que eu estudava, tava dando infiltração e molhava bastante quando chovia. Vai ser muito importante para os novos alunos. Pena que eu não tive a chance de estudar numa escola totalmente reformada”, pontua a jovem de 20 anos.
A unidade escolar atende 240 estudantes, da primeira, segunda e terceira série do Ensino Médio. O local também conta com estudantes da rede municipal.
“Desde o início da gestão o Governo do Estado e a Seduc têm trabalhado fortemente na garantia de melhores condições em infraestrutura nas nossas escolas estaduais. Seja com obras de reconstrução ou com o envio de recursos direto para os conselhos escolares, pelo Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep). Muito em breve entregaremos mais uma unidade totalmente reconstruída, a Escola Estadual Santa Clara, no município de Anapu, um momento muito aguardando que beneficiará toda a comunidade escolar.”, finaliza Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.