O vereador Zacarias Marques Assumpção, que com a abertura da janela, deixou o Partido Progressista, (PP) e se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anunciou na sessão da Câmara desta terça feira (14) que a legenda terá candidato a Prefeito nas próximas eleições de outubro, sem contudo apresentar no nome do futuro postulante.
Keniston pode voltar
Segundo alguns observadores o nome que voltara a baile postulando o cargo será do Deputado Federal Keniston Braga, que é o líder maior e presidente do partido na cidade, e que mesmo disputando o pleito e não sendo vitorioso continuará com seu posto de deputado federal.
Keniston Braga, havia se apresentado como candidato a prefeito, mas provocou cisão dentro da legenda emedebista, pois filiado na mesma o vereador e presidente da Câmara Rafael Ribeiro, também pleiteava o cargo. Os desencontros continuaram nos bastidores e teve desfecho somente no fechamento da janela partidária quando aconteceu implosão dentro do partido governista local, que perdeu os três vereadores, Rafael Ribeiro, Zé do Bode e Eliene Soares, que migraram para o União Brasil e Solidariedade, depois de receberem a notícia que Keniston havia assumido a presidência do MDB local.
Keniston antes de assumir a presidência do MDB local, já havia desistido de sua candidatura a prefeito, mas não havia manifestado apoio ao nome de Rafael Ribeiro.
Rafael Ribeiro ao ingressar no União Brasil (UB) que hoje tem a liderança e presidência de João Vicente, mais conhecido como Branco da White, levou consigo diversos vereadores que o apoiam.
Os vereadores aproveitaram abertura da janela partidária (quando se pode trocar de partido sem perder o mandato) e migraram para outras legendas provocando uma reviravolta total dentro do Legislativo local. Perderam assentos na Câmara os partidos, Pros, (quatro vereadores) PDT, (dois vereadores) PP, (dois vereadores) PSB, (um vereador) Republicano,(um vereador) PSD (um vereador. A mudança trouxe para a casa novas legendas, sendo elas, União Brasil, PSDB, Solidariedade, PV, Avante, PRD. No MDB houve troca de cadeiras três vereadores migraram para outras legendas, mas o partido recebeu a adesão de Zacarias Marques, continuando com assento na casa de leis. O único partido a manter fidelidade partidária foi o PT, com a presença do vereador Israel Pereira Barros (Miquinha).
Cinco pré candidatos
Com o anuncio da candidatura do MDB eleva se para cinco os pré candidatos a prefeito, sendo conhecido os nomes de Rafael Ribeiro, (União Brasil) Aurélio Goiano, (Avante) Hipólito Gomes (Podemos) Dr. Felipe (PL)e MDB com nome ainda indefinido.
Definição em julho.
O jogo político nos bastidores deverá continuar sofrendo reviravolta a todo momento, podendo muita coisa acontecer até o início do mês de julho quando ocorre as convenções partidárias que oficialmente indica os nomes que estão aptos a concorrer as eleições de 6 de outubro.
Depois que os nomes dos candidatos forem apresentados e registrados no Cartório Eleitoral, e feito a triagem e dado a certeza da candidatura, podendo os postulantes iniciarem os preparativos para a campanha que se inicia, quarenta e cinco dias antes das eleições.