Os domicílios atingidos pelo vendaval, que destelhou cerca de 300 casas, começaram a ser cadastrados por técnicos do Programa Habitacional
O Governo do Pará iniciou um levantamento, junto com a Defesa Civil, dos domicílios que tiveram avarias após serem atingidos pelo vendaval da última terça-feira (17) em Belém. Os domicílios devem ser inscritos para receber o benefício do Programa Habitacional “Sua Casa”.
Entre as linhas de atendimento do benefício do Programa “Sua Casa” há o auxílio financeiro para as famílias executarem a reconstrução de habitações atingidas por desastres naturais. Segundo levantamento preliminar, cerca de 300 domicílios podem ter sido atingidos pela ventania que destelhou residências e comércios nos bairros do Tapanã, e ainda nos conjuntos Jardim Sideral, Pedro Teixeira e na Avenida Padre Bruno Sechi, na capital paraense.
Segundo o diretor-presidente da Cohab, Luis André Guedes, a Companhia de Habitação iniciou imediatamente o levantamento do número de domicílios para que as famílias atingidas pelo desastre natural possam reconstruir suas moradias em menor espaço de tempo possível. “Adsim elas poderão retornar às suas vidas normalmente, pois é este o objetivo do “Sua Casa”, garantir apoio para quem mais precisa reconstruir seus domicílios especificamente em casos de desastres naturais, onde aquelas famílias não haviam feito nenhum planejamento financeiro prévio para arcar com as despesas da reconstrução de seus domicílios”, explica do diretor-presidente.
O “Sua Casa” é um programa do Governo do Estado, que auxilia famílias em vulnerabilidade social na construção e reconstrução de imóveis. O programa atende, prioritariamente, pessoas que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de incêndios e desastres naturais como enchentes, entre outros critérios técnicos estabelecidos por lei e verificados pela Cohab.
Segundo a liderança comunitária do conjunto jardim Sideral, em Belém, Odonaldo Paraguaçu, que mora há 21 anos no local, esta foi a primeira vez que ocorreu um desastre desta natureza. “Contabilizamos cerca de 60 residências e vários pontos comerciais que foram destelhados. Essa ajuda da Cohab chega em uma excelente hora, pois as famílias, teriam de se endividar totalmente para refazer, em alguns casos, todo o telhado das residências”, pontuou a liderança.
No Conjunto Pedro Teixeira, a casa do taxista Renato Fabiano da Frota Costa foi totalmente destelhada. “Foi um susto grande, a nossa sorte é que ninguém ficou ferido e agora com essa ajuda que está vindo do Governo vai ser muito bom para gente”, diz o aposentado.
Nesta quinta-feira (18) os técnicos da Cohab irão novamente aos bairros atingidos para reunir com a comunidade e realizar análise social das famílias e de engenharia nos imóveis atingidos pelo vendaval.
O “Sua Casa” – Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios – estabelecidos em lei – para serem inscritos no programa. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Veja os critérios para inscrição no Programa:
– Renda familiar de até três salários mínimos.
– Não possuir outro imóvel.
– Ser maior de 18 anos ou emancipado.
– Ter família constituída com no mínimo dois integrantes.
– Não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal.
– Comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos.
– Famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.
Prioridade no atendimento do “Sua Casa”:
– Família que passou por sinistro.
– Imóvel em condições mínimas de habitação.
– Família em situação de vulnerabilidade social.
– Família cujo responsável pela subsistência seja mulher.
– Pessoa com deficiência que habite de forma permanente no imóvel objeto da intervenção do Programa.
– Pessoa idosa que habite de forma permanente no imóvel objeto da intervenção do Programa.
– Pessoa com menor renda familiar dentro do limite do Programa.
Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa “Sua Casa” podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.