A Justiça da Espanha condenou a 8 meses de prisão três torcedores que fizeram manifestação de racismo contra o jogador Vinicius Junior.
Os três torcedores além da condenação criminal por crime de racismo, ainda foram proibidos de frequentar estádios de futebol.
A partida de futebol onde Vinicius Junior foi xingado de macaco na Espanha, foi interrompido pelo próprio jogador que fez a denuncia contra as ofensas. Depois de muita discussão o jogo voltou a ser realizado e a notícia ganhou repercussão mundial e manifestação da maioria dos dirigentes além de jogadores pedindo providencias para combater estes abusos.
Na Espanha este tipo de comportamento fazendo discriminação não estava sendo muito repreendido pelas autoridades, mas depois do ocorrido o comportamento mudou. Três torcedores foram identificados como autores do crime praticado contra o jogador Vinicius Junior e agora veio a condenação que está sendo aplaudido por todos os países que lutam para combater a discriminação, principalmente o racismo.