PUBLICIDADE

Érica Ribeiro quer Centro Multidisciplinar para crianças com deficiências, em Parauapebas

Érica Ribeiro – “Parauapebas precisa colocar as crianças em primeiro lugar”

A vereadora Érica Ribeiro (PSDB), quer que a Prefeitura de Parauapebas construa e instale um Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar para Crianças com Deficiências. A proposta foi apresentada nesta terça-feira, 18, na Câmara Municipal, durante a primeira sessão ordinária do Legislativo Municipal.

Érica Ribeiro pretende sensibilizar o Poder Executivo para a necessidade de criar um espaço destinado a atender crianças com as mais diversas deficiências, colocando à disposição delas um conjunto de profissionais para ajuda-las a superar as limitações físicas ou mentais.

A vereadora tucana lembra que diversas cidades do país já dispõem de unidades de atendimento multidisciplinar, obtendo resultados excelentes. Érica cita o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD), mantido pela Prefeitura de João Pessoa (PB), como um caso de sucesso desse tipo de centro de atendimento.

No CRMIPD, os usuários recebem assistência multidisciplinar envolvendo diversas especialidades como psicologia, psicopedagogia, psiquiatria, neuropediatria, ortopedia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, arteterapia e educação física. A estrutura do local conta com espaço adaptado, parque infantil, piscina e salas equipadas para as terapias.

Por outro lado, Érica lembra que tramita na Câmara Federal, em Brasília, o Projeto de Lei 5633/23, do deputado Neto Carletto (PP-BA), prevendo a criação, pelos governos federal, estaduais e municipais, de centros de atendimento integral e multidisciplinar para pessoas com deficiência. O PL já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e logo será apreciado, em caráter terminativo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, com boas chancesde ser aprovado.

“A preocupação em oferecer atendimento multidisciplinar aos portadores de deficiências é nacional e nossa cidade precisa estar na vanguarda desta luta pela inclusão e apoiamento das pessoas e, em especial, das crianças com deficiência”, diz Érica.

“Implantar o Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar para Crianças com Deficiências é demonstrar que, em Parauapebas, as crianças estão em primeiro lugar”, conclui Érica Ribeiro.

A proposta de Érica, que consta da Indicação 0005/2025, foi aprovada pelo Plenário da Câmara e será encaminhado para apreciação pelo prefeito Aurélio Goiano (Avante). 

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

SITE-1360x350-1

PUBLICIDADE