O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, iniciou nesta sexta-feira (19), o cronograma de ações de educação em saúde alusivas ao “Janeiro Branco”, campanha conduzida pelo Mistério da Saúde que este ano traz a temática. “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”, edição esta que marca 10 anos de conscientização para a saúde psicológica e emocional no Brasil.
Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), até a próxima sexta-feira (26), o evento vai promover atividades lúdicas e roda de conversas que irão envolver profissionais, usuários e seus acompanhantes para um diálogo aberto de quais formas deve-se cuidar da saúde mental e ficar atento aos sinais de alerta produzidos pelo corpo, e assim, pedir ajuda a profissionais de saúde.
Como primeiro diálogo proposto teve como tema o “Estilo de vida para o bem viver”, que teve como facilitadora a médica Fabrícia Maciel, diretora Técnica do CIIR.
“O tema foi pensado para a maneira de como a gente pode melhorar nosso estilo de vida, nossas escolhas, para vivermos melhor; viver bem. Almeja-se realmente a saúde mental de todos, tanto de colaborador, quanto da comunidade assistida. O CIIR projeta que o profissional tenha uma vida de escolhas mais saudáveis e consigam ter melhores resultados dentro do ambiente de trabalho”, pontua a profissional.
Em atendimento no CIIR, acompanhando o pai na consulta médica, Cláudia Vasconcelos, de 29 anos, pontuou a importância de ter participado da roda de conversa que a trouxe mais estímulo de vida.
“A palestra foi fundamental para mim que, no momento, estou passando por problemas familiares e estão prejudicando a minha saúde. A temática trouxe uma abordagem completa de má alimentação até o estresse que podem prejudicar a saúde mental. A médica deu diversas dicas de como podemos levar uma vida tranquila sendo saudável em meio à rotina agitada que vivemos. Pretendo pôr em prática e ensinar às pessoas ao meu redor”.
Importância do tema aos profissionais – De acordo com Welem Cavalcante, psicóloga e coordenadora de Gestão de Pessoas do CIIR, trazer esta temática para os profissionais da instituição também é de grande relevância no ambiente de trabalho, pois promove a ideia de que as instituições devem se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores.
“No contexto corporativo, a saúde mental é um fator crucial que afeta diretamente a produtividade, a criatividade e o clima organizacional. Instituições que valorizam a saúde mental de seus profissionais tendem a ter um ambiente de trabalho mais saudável e com menores índices de absenteísmo, que é a falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de suas funções laborais”, analisa a gestora e complementa que a atenção à saúde mental é, portanto, uma estratégia de gestão benéfica tanto para o bem-estar de profissionais, quanto para a saúde organizacional.
Entre os profissionais que participaram da ação esteve Paulo Rodrigues, auxiliar administrativo, que afirmou ser salutar as instituições estarem preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores. “Em meio ao horário de trabalho, é de fundamental importância eventos como este, de autocuidado, que garante uma educação em saúde física e mental. O CIIR dá este suporte de acompanhamento em saúde não somente aos usuários, mas sim, também aos profissionais da instituição. Sempre bom a gente aprender”, analisa o profissional.
Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.