No encontro, foram apresentados leis, políticas públicas e projetos já implementados no Pará, como a criação da Lei 9061/2020 que determina a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, participou de uma audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça-feira (29), sobre as práticas eficazes destinadas ao acolhimento das pessoas com transtorno de espectro autista.
O encontro solene foi presidido pela deputada Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), no âmbito do colegiado, da Subcomissão Especial para Discutir e Propor Medidas Destinadas a Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e contou com a participação de Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo.
“É um orgulho muito grande propor essa audiência pública para mostrar os avanços que têm sido feitos nas políticas públicas para pessoas com autismo no Estado do Pará, e com a força desta Subcomissão, para que se possa implementar mais políticas públicas de inclusão, no Brasil todo”, avaliou a deputada Alessandra Haber.
Durante o evento, que proporcionou aos participantes o compartilhamento de dados científicos sobre a temática, Nayara Barbalho apresentou a política pública implementada para o campo da saúde no Pará.
“A implementação de políticas públicas baseadas em evidências científicas não é fácil e não é rápida, mas é urgente no Brasil. Precisamos de união para que a gente saia do discurso e comece a implementar. Mas implementar como? Isso vai ser custeado como? Terá equipe? Vai atender qual faixa etária? Temos uma série de questões para uma construção correta, mas com a união entre o poder executivo, legislativo e judiciário, a gente consegue fazer, porque temos esse exemplo prático no estado do Pará”, avalia a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo.
Ainda durante a audiência, foram apresentados leis, políticas públicas e projetos já implementados no Estado do Pará, como a criação da Lei 9061/2020 que determina a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.