PUBLICIDADE

Comissão do Pacto Contra a Fome constata avanços nas ações desenvolvidas pela Ceasa

Banco de Alimentos do Pará – o mais recente implantado no País – tem resultados positivos, incluindo premiações, no combate à insegurança alimentar

Em reunião realizada no auditório da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), uma equipe do Instituto Pacto Contra a Fome, de São Paulo (SP), apresentou resultados do diagnóstico feito sobre o  Banco de Alimentos do Pará, segundo a metodologia criada pelo Instituto, dentro do “Projeto Ceasas”, que inspeciona as ações e faz recomendações específicas para cada território. O Projeto tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e visa modernizar e fortalecer estratégias de redistribuição de alimentos nas Ceasas, por meio dos Bancos de Alimentos, com ênfase na redução de perdas e desperdício, visando à promoção da segurança alimentar.

De acordo Juliana Arida, coordenadora de Projetos do Pacto Contra a Fome, a avaliação feita com base nas visitas anteriores da equipe a Belém foi bastante positiva. “Acho que é um Banco de Alimentos novo, recente, onde já tem muito trabalho desenvolvido, e com um grande potencial de crescimento. Acreditamos que, com as recomendações específicas que a gente trouxe, vai ser possível alavancar ainda mais o Banco de Alimentos do Pará. Esperamos que, a partir desse diagnóstico a gente estreite essa parceria, para desenvolver melhores estratégias e fortalecer o equipamento de vocês, já utilizando a força de trabalho que a Ceasa Pará tem e entendendo como a sociedade civil consegue contribuir com isso”, ressaltou a coordenadora.

Para o diretor Técnico da Ceasa, Denivaldo Pinheiro, a reunião foi muito importante pelas proposições apresentadas sobre aquilo que deve ser implementado para aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços. “Eles estão nos trazendo um olhar de fora, um diagnóstico técnico e completo, dentro dessa realidade que nós vivemos, para que possamos melhorar e fortalecer o nosso Banco de Alimentos”, avaliou.

Ampliação – O presidente da Ceasa -PA, Raimundo Santos Júnior, evidenciou que, em apenas dois anos e meio, o projeto já beneficiou mais de 40 mil famílias na Região Metropolitana de Belém, e a Ceasa vem se preparando para ampliar o atendimento a outros municípios. “Comparado a outros estados, nosso Banco de Alimentos é o caçula, só que com grandes resultados em pouquíssimo tempo, já tendo conquistado, inclusive premiações. E temos buscado avançar, nesse objetivo de combater a fome. Por isso, contamos com apoio, parcerias e recomendações que vierem somar para otimizar isso, e para que a gente consiga ajudar mais pessoas. Agradeço a vocês por terem vindo aqui, e vamos unir esforços para cada vez mais ampliar as ações para mitigar a fome das famílias em situação de insegurança alimentar”, reforçou o gestor.

Participaram da reunião o diretor Denivaldo Pinheiro; a coordenadora do Projeto Banco de Alimentos, Karyme Marques; a coordenadora do Núcleo de  Planejamento e Projetos, Rafaela Rios; a coordenadora de Gestão de Mercado, Kedma Viegas; a assessora do Núcleo de Planejamento e Projetos, Ana Carolina Pena; a coordenadora de Projetos do Pacto Contra a Fome, Juliana Arida; o analista de Projetos, João Pedote, e a articuladora local do Pará, Letícia Luz.

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

SITE-1360x350-1

PUBLICIDADE