Segundo a Presidente do Siproduz, Gabrielli Ribeiro, que comanda a realização da Cavalgada do Siproduz, que abre as festividades da FAP – Feira do Agronegócio de Paruapebas, neste sábado a partir das 7 horas, a mesma não tem qualquer conotação politica eleitoral com relação ao processo em andamento, e todas as tendas instaladas na Estrada Faruk Salmem, são de responsabilidade de particulares e grupos políticos, não havendo nenhuma participação do Siproduz, seus dirigentes e organizadores da FAP 18.
CAVALGADA
A cavalgada promovida pelo Siprodduz e que abre a FAP 2024, acontece nesta sábado a partir das 7 horas, e as comitivas fará concentração nas margens da PA 275, na área próxima a Havan a partir da 7 horas devendo o desfile começar as nove, com destino ao Parque de Exposiçao, onde acontece o encerramento do evento com confraternização entre os participantes e premiações dentro do estabelecido.
No local do encerramento haverá espaço com colocação de tendas, feita pelas Comitivas inscritas, mas sem motivação politica.
Autorização da Semurb.
O Siproduz, tão logo tomou conhecimento da instalações de dezenas de tendas as margens da Estrada Faruk Salmem, procurou se informar da situação e foi cientificada que a mesma acontece com autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo, SEMURB, atendendo pedido de particulares e políticos, não tendo o fato qualquer relacionamento com a promoção de Cavalgada e Feira, desenvolvida pela Sindicato dos Produtores Rurais.
A direção do Sindicato , deu ciência dos fatos as autoridades competentes, se resguardando, com relação a qualquer ocorrência anormal que possa ocorre.
Gabrielli Ribeiro, faz questão de afirmar, que todo os eventos promovidos pelo Siproduz não tem qualquer conotação ou sentido politico, e não faz parte atual momento onde diversos candidatos disputam as eleições. Inclusive algumas ligadas diretamente a entidade.
Inicio mais cedo.
Gabrielly, afirma que a cavalgada deste ano com a presença de dezenas de comitivas, esta sendo programada para acontecer bem mais cedo, em relação aos anos anteriores, devendo a mesma fazer concentração nas primeiras horas da manhã, devendo o desfile iniciar as 9 horas.
A principal preocupação da entidade e com o intenso calor que acontece na cidade e poderá afetar na só a vida dos cavaleiros e amazonas como dos animais.
Setor da OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil /Parauapebas), foi convidada a auxiliar no fiscalização do desfile, visando coibir abusos no mal trato aos animais, ato previsto na lei.
Tendas
Até a tarde de ontem era enorme o numero de tendas instaladas em espaço publico as margens da Estrada Faruk Salmem, no perímetro entre o Híper Sena e a rotatória próximo ao Cemitério da Saudade.
Em algusn espaços, já havia a presença de manifestantes políticos, fazendo bandeiraço e promovendo nomes de seus candidatos.
Durante o desfile da cavalgada e durante a realização da FAP acredita-se que estes locais deverão receber um número cada vez maior de manifestantes promovendo seus candidatos, mas nada disto terá ligação com o Siproduz.