Conscientizar a população sobre cuidados com a saúde, prevenção e apoio. Esse é o objetivo das novas datas criadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas por meio de projetos de lei aprovados na sessão ordinária realizada na terça-feira (19).
Doação de cabelos às pessoas com câncer
O Projeto de Lei nº 139/2023, de autoria do vereador Zé do Bode (MDB), que dispõe sobre a campanha municipal de incentivo à doação de cabelos a pessoas carentes em tratamento de câncer, foi aprovado por unanimidade dos presentes. O texto prevê que a campanha seja realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, dia 27 de novembro.
Como descreveu o vereador, “muitos hospitais possuem bancos de cabelos para a confecção das perucas que serão utilizadas em seus pacientes, mas é necessário que tenham doações suficientes de cabelos para esse fim”.
“Esses recursos podem ajudar a restaurar a aparência e a confiança das pessoas afetadas pela doença, permitindo que elas enfrentem o processo com maior segurança e bem-estar emocional”, justificou.
Prevenção da doença renal crônica
Já o Projeto de Lei nº 144/2023, proposto por Josemir Silva (Pros) e também aprovado por unanimidade dos presentes, institui no âmbito do município de Parauapebas, o Dia de Prevenção à Doença Renal Crônica. O texto prevê “atividades anualmente executadas na segunda quinta-feira do mês de março, coincidindo com as comemorações relativas ao Dia Mundial do Rim”.
“A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das pessoas”, destacou o vereador. “Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais”, completou.
Incentivo à amamentação
Por fim, o Projeto de Lei nº 145/2023, também proposto por Josemir Silva (Pros), institui no município de Parauapebas, oficialmente, “a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno”, que será comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de agosto.
O vereador destacou que o “leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável, além de anticorpos e glóbulos brancos”. “É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções”, concluiu.
Aprovados por unanimidade, os projetos foram encaminhados para sanção do prefeito Darci Lermen.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023