Em mais uma vitória judicial, o candidato a prefeito Rafael Ribeiro obteve parecer favorável contra fake news de Aurélio Goiano, que deve remover o conteúdo e pagar multa por descumprimento de decisão. Rafael vem crescendo nas pesquisas e na aceitação popular, o que tem gerado ataques nas redes sociais.
Aurélio, que está em queda e teme o segundo turno com Rafael, tem produzido conteúdos difamatórios e experimentado derrotas, como esta recente, na qual já foi determinada a remoção do conteúdo que atribui atos inverídicos a Rafael. Para o Ministério Público, não há dúvidas de que o vídeo publicado por Aurélio “trata-se de matéria com conteúdo sabidamente inverídico, apresentando construção textual precária e confusa, reconhecidamente com conotação política e negativa, tornando-se capaz de desorientar o eleitor (…) gerando efeitos deletérios à sua imagem. Passível, portanto, de controle judicial”.
Para Rafael, essa é uma vitória importante, pois a verdade deve sempre prevalecer. “A verdade é que eu tenho uma história própria de serviços prestados ao município, tenho caráter, equilíbrio e experiência em gestão com transparência. Meu foco é trabalhar pelas pessoas e resolver os problemas da nossa cidade. Não pratico nem concordo com violência, sou a favor do diálogo e tenho um plano de governo construído ao lado da nossa gente. Vamos fazer o melhor governo de todos e tornar Parauapebas o melhor lugar pra se viver”, garantiu.
O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela PROCEDÊNCIA do pedido de Rafael, com o reconhecimento da propaganda irregular desinformativa, requerendo, ainda, aplicação de multa, em razão do descumprimento de decisão por parte de Aurélio Goiano.
O número do processo é o 0600239-85.2024.6.14.0075 e o parecer consta no ID 123100177.