Preservar o Planeta para o bem dos seres que neles habitam. É com esta perspectiva que socioeducandos que cumprem medida de internação no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (Ceseba), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), participaram ontem (15) de uma ação de cidadania voltada para a preservação do meio ambiente.
A ação foi direcionada para a coleta de lixo às margens da orla da Cidade de Santarém em dois lugares diferentes, praia da Vera Paz e em frente ao trapiche da Massabor. O objetivo da ação intitulada como: Ciclos de vidas em ação visa sensibilizar a comunidade santarena e os socioeducandos do Ceseba a importância de cuidar do meio ambiente, preservando dessa forma, o ecossistema. A cidade é banhada por dois rios (Tapajós e Amazonas) e por essa razão, servidores e professores se preocupam em ensinar os jovens envolvidos no projeto, a cuidarem de todo o habitat natural.
De acordo com a pedagoga do Ceseba, Eurenice Silva, que planejou e coordenou a atividade “o objetivo dessa ação é sensibilizar os socioeducandos quanto a importância do cuidar do meio ambiente, promovendo um momento de reflexão e conscientização, quanto a preservação da natureza e habitat natural, vivendo na prática, uma ação social de que podemos salvar várias vidas e o ecosistema que estamos inseridos”, explicou a pedagoga.
Os seis socioeducandos envolvidos na ação, acreditam que podem transformar seus projetos de vida e ensinar aos seus familiares, a partir das orientações que receberam, “antes eu não me preocupava com o meio ambiente. É muito fácil ver falando na televisão, o difícil é fazer. Esse projeto faz diferença, pois estimula a pessoa a ter mais consciência antes de jogar papel de bombom, canudo e garrafa, no meio ambiente”, disse um socioeducando de 17 anos, que participou da ação.
As aulas são ministradas pelos professores da Seduc, com auxílio de material didático que ajudam os adolescentes no processo de aprendizagem e nas orientações educacionais. As aulas consistem em teorias e práticas.
O gestor do Ceseba, Sérgio Pinheiro, diz que este é um assunto importante para ser abordado com os socioeducandos, até pela própria consciência ambiental e alimentar que as pessoas vêm desenvolvendo nos últimos anos. “Precisamos conscientizar os jovens socioeducandos com relação ao meio ambiente, a fim de garantir a qualidade de vida para as gerações futuras”, declarou o gestor.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)