Projeto alia a prática da atividade física com a interação social, e contribui para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos usuários
Natural de Parauapebas, no sudeste paraense, um paciente, de 50 anos, apresentou um desconforto respiratório seguido de uma parada cardiorrespiratória, no final de 2022. Ele foi transferido para a região metropolitana de Belém, em busca de um suporte especializado. Desde então, ele é atendido e apresenta melhoras, conforme informam os médicos e a equipe multidisciplinar do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na avenida Mário Covas, na Grande Belém.
Com o tratamento de ELA- Esclerose Lateral Amiotrófica, o paciente tem tido a oportunidade de usufruir mais dos espaços terapêuticos que a unidade de saúde oferece, entre eles, a academia ao ar livre. Recentemente, a equipe de fisioterapia o levou para dar uma voltinha no espaço. “Com o passar do tempo, ele vai perdendo força muscular global e isso acaba atingindo a musculatura respiratória, por isso a importância dos exercícios”, explica Cezar Ferraz, coordenador de fisioterapia.
Assim como o parauapebense, outros pacientes em recuperação fazem uso das atividades lúdicas também como forma de descentralizar o atendimento dos quartos hospitalares. “Eles passam pouco tempo na academia, porém conseguem se distrair, ver pessoas. Além da prática de atividade física, é um ambiente de interação e contato social”, pontua.
O auxiliar de cozinha Osvaldo Souza, 33 anos, está internado desde o dia 11 de setembro, depois de sofrer um acidente de moto. Em fase de recuperação, ele também tem conseguido visitar a academia. “A atividade física tem sido um alívio”, enfatiza.
Liliam Gomes, diretora-executiva do HPEG, acredita que o sucesso de um tratamento está nas formas como ele é encarado e praticado. “Não podemos fugir dos medicamentos que ajudam, mas também podemos investir numa prática alternativa de busca de bem-estar físico e emocional. Nossos espaços terapêuticos têm essa finalidade”, diz.
Além da Academia ao Ar Livre, o Galileu oferta o projeto Pilates ao ar livre. A iniciativa visa aliar as técnicas de fisioterapia aos efeitos da luz solar, do ar puro e do contato direto com os elementos naturais que purificam a mente e energizam o corpo. É feito pelos pacientes previamente triados pela equipe multiprofissional, que apresentem condições clínicas e psicológicas para a prática dos exercícios externos, na academia ao ar livre, localizada nas dependências da própria unidade.
Serviço:
Referência na Rede Estadual do Pará em atendimentos de traumas ortopédicos, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), está localizado na rodovia Mário Covas, 2672 – Una, na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Texto da Ascom Hospital Galileu