Parauapebas aos 36 anos é uma município que provoca admiração e inveja há muitas cidades brasileiras, graças ao seu desenvolvimento e crescimento neste curto espaço de tempo.
Os pioneiros e autoridades constituídas foram os grandes responsáveis por tudo isto.
Esses pioneiros e essas autoridades desenvolveram trabalho e ações visando dar e deixar exemplo para as futuras gerações.
No início a cidade era toda de madeira e pioneiro que estava acostumado a morar em casa de alvenaria se assustava, mas como tinha como objetivo vencer desafios, principalmente contra a diversidade da natureza, a luta desigual foi encarada e vencida, e hoje Parauapebas já e mãe de muitos filhos legítimos que querem dar continuidade a luta de seus pais e “ heróis” mostrando que foram moldados para tal, tendo muitos para isto conquistado posto e saber de conhecimento superior que facilita a vida daqueles que gostam de abraçar grandes projetos.
A campanha política do momento está cada vez mais cheia de jovens inteligentes, capazes e responsáveis que procuram apoio dos eleitores, lhes dando o direito de implementar novas ideias, devolver a cidade um pouco do muito que receberam.
Todos nós, principalmente pioneiros, temos a obrigação de dar este legado aos nossos sucessores que aqui estão.
Principalmente a aqueles que demonstrando, formação, capacidade, conhecimento e vontade de trabalhar se coloca e vem desenvolvendo trabalho em favor da cidade.
É hora de dar oportunidade aos filhos da terra.