PUBLICIDADE

Hospital Jean Bitar reforça prevenção contra síndromes gripais e Covid-19

A iniciativa visa garantir um ambiente hospitalar ainda mais seguro para pacientes, acompanhantes e colaboradores

Com a chegada do inverno amazônico e o aumento das chuvas intensas, período que favorece o surgimento de doenças respiratórias, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, intensifica as medidas de prevenção contra síndromes gripais (SG) e Covid-19. A iniciativa visa garantir um ambiente hospitalar ainda mais seguro para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HJB, unidade do Governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reforça os protocolos de biossegurança e orienta a adoção de práticas essenciais para reduzir a disseminação de vírus respiratórios e evitar complicações graves.

Segundo Thaynara Martins, enfermeira responsável pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HJB, entre as principais medidas preventivas estão:

Vacinação: A imunização anual contra a Covid-19 e a Influenza é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças.

Etiqueta respiratória: Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com lenço descartável, eliminando-o adequadamente.

Higiene das mãos: Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel.

Evitar contato com mucosas: Não tocar olhos, nariz ou boca sem higienização prévia.

Objetos pessoais: Não compartilhar talheres, copos, pratos ou garrafas.

Limpeza e ventilação: Manter os ambientes limpos, desinfetados e bem ventilados.

Uso de máscaras: Indicado para pessoas com sintomas gripais, imunossuprimidos, idosos, gestantes e portadores de comorbidades em locais fechados ou com aglomerações.

Evitar aglomerações: Priorizar espaços arejados e com circulação de ar.

Hábitos saudáveis: Manter uma alimentação equilibrada e hidratação adequada.

Isolamento: Pessoas com sintomas de gripe ou Covid-19 devem permanecer em isolamento até 24 horas após o desaparecimento da febre, sem uso de antitérmicos.

A profissional destaca que os vírus respiratórios podem circular sazonalmente, em surtos ou epidemias e, alguns têm o potencial de causar pandemias. “A transmissão ocorre principalmente por gotículas e aerossóis emitidos ao falar, tossir ou espirrar”, explica Thaynara Martins.

“Eu tenho os meus cuidados de andar sempre com álcool em gel, alerto pessoas quando vejo tossindo em ambiente hospitalar para usarem máscara, higienizo meus alimentos, são cuidados que previnem”, disse a Maria Olalha, 76 anos, aposentada, da cidade de Belém, que faz tratamento geriatra no HJB.

Com essas ações, o Jean Bitar reforça seu compromisso com a saúde e segurança de todos, especialmente durante o período mais propenso às doenças respiratórias.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

Serviço: O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais.

A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB

Compartilhar essa matéria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PUBLICIDADE

SITE-1360x350-1

PUBLICIDADE