Volta a normalidade
A Câmara depois de três sessões seguidas fora da normalidade, com a presença de pequeno numero de vereadores presentes, voltou a normalidade na manhã de ontem, quando 14 dos quinze vereadores existente na casa, marcaram presença e participaram da reunião.
A única edil ausente foi Eliene Soares.
Abertura dos trabalhos
Dentro da tolerância permitida pelo Regimento Interno, o Presidente Rafael Ribeiro, as 9:05 horas, tomou assento a mesa e convocou os vereadores para comparecerem ao plenário, no sentido de dar inicio aos trabalhos, 9:10 com a presença de 9 dos quinze membros, foi iniciada a sessão com o toque do Hino Nacional, Hino do Estado do Pará e Hino de Parauapebas e leitura de passagem da biblia. Durante estes momentos, mais vereadores tomaram seus lugares.
Dominando a sessão
A maior parte do primeiro expediente da sessão foi dominada pelos vereadores de oposição Aurélio Goiano (Avante) e Anderson Moratoio, (PRD), que de uma maneira bem inteligente apresentaram em conjunto 7 indicações e requerimentos, que apresentados, lidos, discutidos e aprovados dentro das normas regimentais, tomaram mais de 1:30 minutos da sessão, onde os dois tiveram suas manifestações e imagens transmitidas pela Radio e TV Câmara no YouTube durante todo este tempo.
Tratamento desrespeitoso é normal.
Apesar dos vereadores usarem o termo excelência para desrespeitar o outro chamando-o de ladrão ou outro palavrão mais ofensivo, este tipo de tratamento na casa vem se tornando cada dia mais usado, havendo agora até mesmo a acusação de uso de drogas ilícitas por membros que tomam acento nas cadeiras do legislativo..
Torcidas organizadas
A presença de torcidas organizadas dentro da casa, interferindo diretamente com manifestações de apoio ou vaia no pronunciamento dos vereadores, tem trazido preocupação para a segurança do espaço.
Na sessão do dia 27 de agosto houve desentendimento verbal e até agressão física entre defensores e simpatizantes dos candidatos, e na sessão desta terça o local foi reforçado com a presença de membros da Guarda Municipal.
A torcida organizada é a primeira a ter comportamento reprovável e leva para o interior da casa cartazes exigindo (RESPEITO – PAZ NA POLÍTICA)
Bandeiraço e caminhada
Nas diversas comunidades o que esta prevalecendo e chamando a atenção da população e o bandeiração e caminhada promovido por alguns vereadores que arrasta nesta trabalho uma quantidade enorme de participantes e faz uma festa muito bonito.
Reuniões
Outro grande destaque fica nas reuniões dos candidatos a vereador que em ambiente fechado tem oportunidade de ter um contato mais direto com o eleitor, e mostrar suas propostas caso chegue a assumir a posição desejada.