A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 77/2024, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Rafael Ribeiro (União), que denomina como “UBS Maria de Lourdes da Paz Gualdino dos Santos” a Unidade Básica de Saúde localizada à Rua Jatobá, no Bairro Tropical.
De acordo com a justificativa da proposição, Maria de Lourdes nasceu em Conceição do Araguaia (PA) e chegou a Parauapebas em 2006. No município, prestou concurso público e foi aprovada, passando a atuar como técnica de enfermagem no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e na UBS do Bairro Tropical. No decorrer de sua carreira na saúde pública foi reconhecida por colegas de profissão e pacientes pela competência e dedicação.
A matéria informou ainda que Maria de Lourdes também era engajada na igreja e foi coordenadora da comunidade da Igreja Católica no Bairro Tropical. Participou ativamente de ações sociais no complexo formado pelo Tropical, Ipiranga e Vale do Sol. Atuou na Pastoral da Criança, por meio da qual liderou a entrega de cestas básicas e leite para as crianças, além de buscar ajudar famílias carentes.
Maria de Lourdes morreu em novembro de 2023 e deixou um legado de abnegação e amor ao próximo. Segundo o autor do projeto, dar o nome dela à UBS foi um pedido feito não apenas pela família, mas por colegas de trabalho e moradores do Tropical também.
Rafael Ribeiro informou que conheceu Maria de Lourdes e ressaltou que ela “era uma mulher especial, de luz, atuante na Igreja Católica, sempre envolvida nos projetos sociais da comunidade do Tropical e Ipiranga, que fez do exercício da sua profissão mais do que um trabalho, fez dali uma missão de vida, de servir e cuidar das pessoas”.
O presidente da CMP destacou que “o projeto faz uma homenagem mais do que justa a uma mulher que dedicou sua vida para servir as pessoas. É uma satisfação homenagear uma pessoa da própria comunidade”.
O Projeto de Lei nº 77/2024 foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (14) e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024